Com homenagens, premiação e programação diversa, Fórum propõe um novo rumo para o turismo no Brasil
A presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será sentida mesmo à distância: ela será a grande homenageada do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, por ser símbolo de inspiração e compromisso com o meio ambiente. O evento acontece de 11 a 14 de setembro de 2025 em Brasília-DF e Cavalcante-GO e também conta com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na cerimônia de abertura.
Idealizado pelo Grupo Vivejar, o Fórum reúne uma ampla rede de organizações apoiadoras, incluindo Embratur — com o maior patrocínio: Guardião do Futuro — Instituto Bancorbrás, Ministério do Turismo, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Coletivo MUDA!, Gondwana Brasil e Coppo, com parceria acadêmica do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB).
Durante quatro dias, a capital federal se transformará em um espaço de escuta, trocas e mobilização coletiva, reunindo comunidades tradicionais, empreendedores, comunicadores, pesquisadores e profissionais de turismo para pensar em conjunto os rumos de um setor mais ético e regenerativo. A programação inclui plenárias, rodas de conversa, oficinas e vivências culturais, com atividades desenhadas para fortalecer a voz e o protagonismo de quem já faz do turismo uma ferramenta de resistência e de geração de renda nos territórios.
Outro destaque é o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, que vai reconhecer iniciativas transformadoras em diversidade, sustentabilidade e impacto social. De um total de 72 inscritas, o prêmio reconhecerá 3 experiências responsáveis, que poderão inspirar todo o turismo brasileiro. Haverá ainda uma visita técnica à comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO), nos dias 13 e 14 — atividade opcional, com vagas limitadas e cobrança à parte.
Mais do que um evento, o Fórum pretende ser um ponto de virada para o turismo no Brasil. A proposta é unir forças, sair do discurso e partir para a prática: criar conexões, consolidar parcerias e inspirar novas iniciativas que coloquem a responsabilidade social, ambiental e cultural no centro das decisões.
Ingressos e acessibilidade
Os ingressos têm valor a partir de R$ 249,50 (meia-entrada). Têm direito à meia estudantes, professores, idosos (60+), pessoas com deficiência e também pessoas pretas, pardas, trans e de origem comunitária e/ou periférica, mediante autodeclaração. Para isso, basta preencher este formulário de autodeclaração AQUI. O valor já inclui alimentação no local.
O evento será acessível, com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), reafirmando o compromisso com a inclusão e a participação diversa.
Ficha técnica
O quê? 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável
Quando? 11 a 14 de setembro de 2025
Onde? Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) | SGAS I Setor de Grandes Áreas Sul 902, 75 Asa Sul | Brasília, DF
Valor: a partir de R$ 249,50 (meia-entrada). Alimentação incluída.
Site: https://forumturismoresponsavel.com.br/
Credenciamento de imprensa
Profissionais de imprensa interessados em acompanhar o evento devem solicitar credenciamento pelo formulário online. A confirmação está sujeita à análise da organização.
Contato para imprensa
Barbara Ataide | (11) 99265-5095 | [email protected]